Wednesday, February 18, 2009

E eu, que agora com 28 anos é que ando com a ideia de começar a ouvir heavy metal?

- Comprei um DVD de Moonspell.

- E?

- Agora ando numa de começar a ouvir metal, tinha-me lembrado de ti, para me aconselhares umas bandas.

- Ninguém começa a ouvir metal aos 28 anos.

- Bem, tenho aqui uma lista de bandas e talvez me pudesses dizer algo e ...

- ... que bandas?

- Destroyer 666, Brutal Truth, Napalm Death, Arkhon Infaustus, My Dying Bride, Sarcofago, Deathspell Omega, Immolation, Dark Funeral, Carcass, Zyklon, Agoraphobic Nosebleed, Carpathian Forest, Impaled Nazarene…

- Acho que devias começar por Mayhem. Era de um gajo chamado Dead, imagina, que se suicidou e um outro elemento da banda, chamado Euronymous, tirou uma foto do gajo morto no chão e fez disso a capa do álbum seguinte. Esse gajo Euronymous, por sua vez, foi depois assassinado por um gajo de Burzum (uma banda rival) chamado Varg Vikernes, também conhecido por Count Grishnak, um gajo que quando esteve preso passou de satânico a nazi.

- ...

- Eu sou muito teu amigo, mas não podes começar a gostar de metal agora, não é a tua cena, nunca foi. Sem te querer desanimar, mas tu vestes camisas.

- Também tenho uma camisa preta.

- ...

- E tu na faculdade que um dia apareceste com uma camisinha azul, todo engomado, uma daquelas que têm um crocodilo cosido no bolso!

- Man, eu ouço metal deste os dois anos. Eu uso cabelo comprido desde os 12 anos, eu já toquei e cantei em bandas de metal, eu tenho seiscentos discos de metal! Seiscentos! Tu tens um, que compraste agora. Eu já toquei num festival de metal nos Estados Unidos e bebi uísque de um garrafão com vampiras à minha volta e tu, man, tu, compraste um DVD de Moonspell aos 28 anos. Eu digo-te o nome de centenas de bandas só assim de cabeça! Eu conheço uma banda de metal de Singapura, se for preciso!

- Qual?

- Rudra.

- Ah, nunca ouvi. São bons?

20 comments:

Anonymous said...

Bem e esqueceste-te de muitas outras... Type O Negative, Tiamat, Nightwish, Dream Theater, 69 eyes, etc... etc... Não é bem heavy metal... mas Moonspell não é heavy metal... Ouve a terceira. Não há quem resista a esses filandeses. Ouve a faixa The Phantasm of The Opera. Boa música é boa música - seja fado ou metal. E Moonspell é uma banda de gente e para gente inteligente. Cantam Pessoa, transformam a fórmula do Butterfly Efect em álbum, fazem parcerias com escritores... Metal não é o Tó Jó que matou os pais num pseudo ritual satânico, a mando de uma doida que era a namorada. É uma forma de falar de sentimentos reais: raiva, ódio e tristeza, mas também beleza e melancolia. E nunca é tarde para começar a ouvir.

bf said...

Eu posso emprestar um fabuloso DVD de Nightwish! (é metal gótico mas estupidamente agradável e melódico).
E sim, conheci graças à Imaculada...
(já agora: a resposta ao nome da banda poderia ter sido "Ahnnn?"

Lunatic on the grass said...

Imaculada: Ainda por cima Moonspell não é heavy metal... caramba. hehe. E sou de começar a ouvir, claro que sim. Quanto mais não seja porque gosto dos nomes, hehehe. Quanto ao texto, é em grande parte caricaturado. Nunca sou o que escrevo.

Lunatic on the grass said...

bf: Agoraphobic Nosebleed. Estes é que têm um nome a sério.

Anonymous said...

Sim, eu percebi a caricatura. Mas em relação a este tema, quis mesmo falar a sério. Adivinho um futuro apaixonado por metal (seja ele qual for)...

Anonymous said...

os sepultura são os maiores, digo eu. mas para começar acho os iron maiden indespensáveis. e os fantômas, para rematar.

I. said...

Lamento desapontar, mas Moonspell não é metal, é, quando muito, gothmetal (se é que isto existe). Type O Negative é mesmo gótico, e NIN (nine inch nails) é assim a atirar para o industrial, com uma beca de gótico. São todas muito boas.

E lamento não desapontar, mas me mate é ma-lu-co por metal (mas do mais antiguinho, tipo megadeath, metalica, iron maiden, pantera, rob zombie, marilyn manson, e isto é só o que me lembro) e também usa camisa, gravata e fato. Contrariado, mas usa ;)

(peço já desculpa se ofender, mas nightwish é para meninos. é bonzinho, mas não é metal. tal como Guns n'Roses não é rock, será rock for pussies, será vintage - envelheceu bem, ao contrário do Axl, que está um destroço - mas não é rock. é só a minha opinião, não me linchem ;P)

Alexandre Pereira said...

Ena pá, quanta erudição. Conheces Leandro e Leonardo?

Anonymous said...

O que tu foste fazer Xano... é que o Leandro já morreu - o que o torna deathmetal - e o Leonardo sobreviveu, portanto será a linha dura e crua - heavy metal.Mas às tantas não é nada disto e ficam na categoria "para meninos". LOLLLL

I. said...

Não sei se essa da erudição era comigo, mas uma vez que a Imaculada (conceição? concepção?) achou que sim, posso dizer que Leandro e Leonardo, pá, não me diz nada. Mas folgo em notar que uma fã de nightwish sabe o que é.

E já que gostam de nightcoiso, sugiro que oiçam Paradise Lost, que é bem melhor. E diz que é goth metal... podem verificar na wiki. Olha, também dizem lá que Moonspell é goth metal. Curioso.Sempre a aprender.

(cada um gosta do que gosta. eu prefiro goth e industrial, há quem goste de nu, trash, speed, death... poizé, o metal tem estas variações todas, e mais algumas.espero que a minha erudição tenha ajudado.de nada.)

bf said...

Sim, Paradise também é do género.
Mas tem um álbum muito à la Depeche Mode...
E claro que cada um gosta do que gosta e todos gostamos de ler o Lunatic! (on the grass)
ou seja... green metal!

bf said...

I.
Metallica é pqara meninos!!!!
Muito mais que nightwish!

I. said...

Metalica de quando? Agora, realmente estão numa fase toda pipó. Mas como disse, não sou eu que oiço, é me mate (a mim dá-me dores de cabeça), e é até ao Master of Puppets, Kill'Em All e tal, por aí, é o que há lá por casa. Antiguinho. Por alguma razão ele não os foi ver quando por cá passaram.

E ninguém fala de Rammstein? Isso é que é, pá. Também me dá dores de cabeça, o que não invalida ser mesmo bom.

E sim, gosto do que li do Lunatic (on the grass). Até presumi que tínhamos o mesmo gosto musical (Dark side, não?), daí as minhas sugestões.

Alexandre Pereira said...

Eh pá, I., calma! Não era contigo, não. Era com o Lunatic. Mesmo na blogosfera, sou mais de me meter com as pessoas que conheço. Saudações não metálicas mas sempre respeitadoras de gostos (até tenho amigos e uma mulher do Benfica!)

Pim said...

Um gajo chega aqui e vê toda a gente discutir o raio do metal (YES!!! Metal up your ass!) quando a pergunta que se impõe é:

«MAS ALGUÉM TEM 28 ANOS?!»

Bjs

innocent bystander said...

Isto é tudo muito bonito, mas dispenso o metal lá em casa, sim? A menos que saiam os pink floyd e que seja só para dedicar aos vizinhos... :-) (brincadeirinha)

AR said...

Lol!

Hilariantes: o post e o blog!

:)

Lunatic on the grass said...

o metal, no fundo, é isto: malta a mandar vir.

I. said...

Xano, na boa. Foi a resposta seguinte que dava essa impressão, por isso respondi.
Qualquer pessoa se pode meter comigo, mas depois leva é resposta. Já a minha mãezinha se queixa do mesmo, que sou uma respondona, lol.

E mandar vir é comigo. E já mandava vir uma mousse de chocolate. Com cheirinho.

pufa said...

esse teu amigo "metal-adviser" não é um que agora até cortou o cabelo toooodinho? agora deixas tu crescer o teu - nunca é tarde, mr benjamin button! e eu pagava para ver ;)
bj