Tuesday, July 24, 2007

Morte aos koalas


A Natureza desperta-me curiosidade natural. Perturba-me a ideia de que além do nosso mais amplificado entendimento, nada nos torne verdadeiramente notáveis no reino. Vejamos: somos mais fracos do que os de grande porte, mais vagarosos e menos elásticos que os felinos e tantos outros; a nossa capacidade olfactiva é trezentas e não sei quantas vezes menor do que a dos cães e a visual é ridícula comparada à de uma águia. E mais: juntos somos minúscula parte do número de insectos na Terra. Quer isto dizer que se os outros animais fossem um bocado espertos e organizados, estávamos lixados.


No entanto, apesar de tudo, somos mais animalescos do que pensamos. Há, por exemplo, um símio que tem maldade intrínseca, como nós: o babuíno, que bate nos outros elementos do seu grupo, incluindo fêmeas, de forma indiscriminada. É um macaco que aprecia bulha e sarrafada.


Num dia destes, descobri algo que me forneceu de ideias babuínas. Não sei até que ponto será exagero, todavia parece que os koalas têm um coração tão frágil que podem morrer em contacto com humanos. Acagaçam-se de tal forma que se um de nós – que, como referi, comparados com os outros temos muito miolo mas pouca côdea - lhe pegar ao colo podem ficar-se ali, num suspiro de horror.


Sorri quando o descobri e a única coisa que me passou pela cabeça foi viajar para a Austrália, aproximar-me silenciosamente de um eucalipto cheio de koalas e, quando não estivessem à espera, tranquilamente a comer folhas, correr à volta do tronco aos gritos como se o mundo fosse acabar. Seria ver os coalas, coitados, a caírem da árvore como fruta madura.


É para ter ideias parvas como esta que se pensa e os outros não? Ou somos mais babuínos do que pensamos?

8 comments:

innocent bystander said...

mais de 24 horas depois e ainda n ninguém te insultou? estranho :-)

Lunatic on the grass said...

cambada de koalas, todos

Isa Galhordas Alves said...

és um bruto!

Isa Galhordas Alves said...

e mainada.

Lunatic on the grass said...

pfff, só me faltava agora vir o esquadrão de defesa do koala. E digo mais: dentro em breve declarerei morte aos pinguins!

Lunatic on the grass said...

declararei e não declarerei. tenho algumas dificuldades ao nível da expressão escrita.

Isa Galhordas Alves said...

Aos pinguins é que nao!!! :( vai lá para a Austrália abanar árvores, vá, some-te, semente do diabo. Mas deixa oa pinguinzinhos em paz. Já agora, deixa também as ovelhas...

innocent bystander said...

atreve-te a fazer uma linha sobre pinguins, vá