Wednesday, April 2, 2008

Filho DA puta, filho DE puta ou FILHA da puta?

Ia para ofender um determinado ser num dia destes, quando o meu cérebro parou para congeminar a melhor ofensa possível dentro de um fim que era o por mim desejado: chamar-lhe seu grandessíssimo filho da puta. Enquanto parado analisou todas as diferenças possíveis dentro de uma ofensa com estes parâmetros. Vejamos:

Filho da puta: um clássico. Pretende-se, simplesmente, atribuir má fama à mãe do visado. Depreende-se que a progenitora do sujeito era prostituta e que o deu à luz sendo este, logicamente, filho da puta. Parece-me evidente.

Filho de puta: variante mais ofensiva do que a clássica. Enquanto filho da puta é perfeitamente determinado – é filho da puta, daquela puta, de uma puta que se sabe quem é e que, em casos mais avançados, podé até ser denominada –, a expressão filho de puta é claramente mais marcante. Um filho de puta é filho de uma puta qualquer. É como saber que a mãe é puta mas ser essa, no fundo, a única informação disponível sobre uma mãe que, a bem dizer, não se conhece. Mais do que ser filho da puta, o filho de puta é filho do próprio acto de prostituição, é um filho do conceito.

Filha da puta: a alternativa com variação de género. Inicialmente poderá induzir o visado em erro: «Mas eu sou um homem e este magano está a chamar-me filha da puta?». Mas não há aqui qualquer erro, é um ataque perfeitamente deliberado. Apelidar um vulgar filho da puta de filha da puta pode ter duas interpretações. Há, aliás, duas escolas de ensinamento da matéria.
A Escola Homofóbica entende a ofensa como uma clara tentativa de magoar duplamente o visado que, com a expressão filha da puta, será em simultâneo filho da puta e homossexual, uma vez que o seu género foi deliberadamente confundido pelo ofensor.
Circula, no entanto, outra escola, a Geracional, ramo que, mais ligado ao vocabulário de rua, entende a passagem de filho para filha como uma questão de descendência. Isto é: a mãe do ofendido era tão puta que o filho, mesmo sendo homem, é, como a mãe, também ele um pouco puta e por isso é ofendido como filha da puta. Resumindo: é ser filho da puta e puta coincidentemente.

Assim que o meu cérebro voltou a trabalhar acabei por não lhe chamar nada porque no final de contas sou de uma educação inatacável.

10 comments:

Inútil said...

Confesso que sou adepto do clássico "Filha da Puta". Parece menos discriminatório, não sei.

Lunatic on the grass said...

caro Inútil, atenção à confusão: filha da puta não é o clássico, mas sim a variante com deformação de género. O clássico é, antes, filho da puta. É certo que ainda agora começámos a dar a matéria, contudo há sempre a possibilidade de esta ser matéria de exame. Mais rigor, por favor.

innocent bystander said...

eu cá acho que filha da puta não é autónomo e deveria escrever-se filhadaputa, dada a contracção que deriva de ser apenas uma variante mais raivosa de filho da puta. Mas isto sou eu.

Lunatic on the grass said...

cara Innocent bystander, prezo a recomendação. Mas atente no facto de que estas são correntes estabelecidas pelos teóricos da matéria e que duram há muito. Podemos, claro, questioná-las. Agrada-me que o faça, de resto. Também eu acredito que filhadaputa será uma boa opção de futuro no que respeita, quanto muito, à evolução dos termos.

Anonymous said...

De facto, ainda sou leigo na matéria. Obrigado pelo esclarecimento.

innocent bystander said...

e se fosses tratar outro por você, senhor doutor?

Lunatic on the grass said...

Quando estão em causa assuntos desta importância normalmente trato as pessoas por você, mas não me levem a mal. Quero apenas evitar que temas desta ordem possam ser tratados com leviandade.

Maria João said...

Eu, confesso, quando se chega a ponto de utilizar o terceiro caso, prefiro simplesmente "PUTA" para ambos os géneros. Claro que é geralmente usado em expressões do tipo "minhagrandaputa" que quando dirigindo a homens é especialmente libertador da raiva acumulada!...é bom saber que existem blogues onde se podem discutir temas prementes da nossa sociedade...

Lunatic on the grass said...

maria joão: nem mais, é uma variante que eu próprio também considero. chega perfeitamente.
Este blogue, se serve para alguma coisa, serve para isso mesmo: discutir temas actuais. Se bem que ser puta é a mais velha profissão e tal, não é propriamente um tema actual, é intemporal, digo eu.

Unknown said...

FILHOS DA PUTA DE AGENCIA FA IMOBILIARIA EN MATOSINHOS! FILHOS DA PUTA DE AGENCIA IMOBILIARIA FÁTIMA VIEIRA & ALICE BORGES MEDIAÇÃO IMOBILIÁRIA EN MATOSINHOS, PORTO. SAO LADRAO, MAFIOSOS, ASSASSINO. ROUBADOS PARA ME HAN 5.000 €! SERVIÇOS DE DADOS MI HAN ZERO. E AO MEU PROTESTO MI HAN HAMEACADO DE MORTE COM ARMA! SAO UM TURISTA ANGLOALEMAO, ESTRAGADO A MORTE!


OLA'. SOU UN TURISTA ANGLO-ALEMAO, E DESCULPE PARA MINHA PORTUGUÊS POUCO. MAS EU QUERO ESCREVER ESTE TEXTO, COM TODO O MEU FORCAS. EM PORTUGUÊS (MESMO QUE POBRE) E EM INGLÊS. POR QUE 'I FORAM ENGANADOS, DEFRAUDADO, E COMO RESULTADO DE MEUS PROTESTOS, FUI AMECADO DE MORTE E AGREDIDO FISICAMENTE POR ESTES MAFIOSOS, CRIMINOSOS, REPUGNANTES BASTARDOS DE Fátima Vieira Alice Borges-mediação Imobiliária Lda, ALIAS BANDIDO ASSASSINO DI FA IMOBILIARIA DE MATOSINHOS, AV. DOM ALFONSO HENRIQUES 872 4450. MAIS INFORMAÇÕES SOBRE ENORME FRAUDE QUE SOFRERAM ( MI TER ROUBADO 5.000 EURO, ENGANANDO TOTALMENTE EM SERVICOS QUE ELES DEVEM DAR ME), ESTARÁ DISPONÍVEL, NO PORTO TRIBUNAL, POR QUE 'PORTERO' POR UM JUIZ, ESTES BASTARDOS MAFIOSOS, QUE ENQUANTO EU PROTESTEI POR ROUBO FEITO PARA ME DE 5.000 EURO, MI HAN MOSTROU UMA ESPINGARDA DIZENDO : "FECHE ACIMA OU NOS VAMOS MATA LO". EU PRETENDO ESCREVER ESTE TEXTO PARA ANOS E ANOS. MILHARES DE VEZES. O MUNDO DEVE SABER CADA COISA DESTES BASTARDOS ASSASSINO MAFIOSOS LADROES IMPOSTOR EMBUSTEIROS MALANDROS MUITISSIMO CRIMINOSO DE FA IMOBILIARIA DE MATOSINHOS, AVENIDA DOM ALFONSO HENRIQUES 872 4450. O MUNDO DEVE SABER CADA COISA DESTES BASTARDOS ASSASSINO MAFIOSOS LADROES IMPOSTOR EMBUSTEIROS MALANDROS MUITISSIMO CRIMINOSO DE Fátima Vieira Alice Borges-mediação Imobiliária Lda Av. Dom Afonso Henriques 872, 4450 Matosinhos, Portugal! AGORA QUERO COLOCAR TUDO APOSTOS. PRIMEIRO NA INTERNET. ENTÃO NA CORTE!
NOS PROXIMOS DIAS, TEXT TAMBEM EM INGLES. ESCRITO EM MILHARES DE SITES, AO REDOR DO GLOBO, POR ANOS E ANOS. ROUBADO, ENGANADO, HUMILHADO, OFENDIDO AMEACADO DE MORTE COM UMA ARMA NAO PODE ACONTECER JAMAIS!
DESCULPE PARA MINHA PORTUGUÊS POUCO, MAS CADA PALAVRA QUE EU ESCREVI, EU TENHO ESCRITO COM O CORAÇÃO E ALMA. SE O MUNDO TORNA-SE PROPRIEDADE DESTES BASTARDOS ASSASSINO MAFIOSOS LADROES IMPOSTOR EMBUSTEIROS MALANDROS MUITISSIMO CRIMINOSO DE FA IMOBILIARIA DE MATOSINHOS OU DESTES BASTARDOS ASSASSINO MAFIOSOS LADROES IMPOSTOR EMBUSTEIROS MALANDROS MUITISSIMO CRIMINOSO DE Fátima Vieira Alice Borges-mediação Imobiliária Lda Av. Dom Afonso Henriques 872, 4450 Matosinhos, O MUNDO MORRE!