Saturday, April 14, 2007

Insinuar um galão

Miúdo, pedir namoro era complicado. Exercitava frases, arqueamento de mãos, direcção dos olhos, proximidades, cheiros, se antes ou depois das aulas. Crescido, não há amor que se peça, o namoro insinua-se.

O galão, nas pastelarias, jamais se pode insinuar, tem mesmo de ser solicitado. Talvez me engane: é servido num copo de vidro grosso; se o despejarem numa chávena grande passa a meia-de-leite, mantendo-se o conteúdo, contudo alterando-se a forma; pode, ainda, ser um garoto, se em chávena de café.

Até aqui ainda me situo. No fundo, transpondo o momento, esta é apenas a fase em que se decide a que rapariga pedir namoro. Queria aquela, assim como geralmente quero um galão e quero lá saber da meia-de-leite ou do garoto e do poder de sedução das suas chávenas grandes ou pequenas.

As dificuldades adensam-se: de máquina ou do outro, perguntam-me. Nem sei que responder. Só me lembro de ter ficado assim quando ela, tão novinha, me disse que gostava de mim, mas que não dava. «Até gosto de ti, mas agora não dá», memorizei dramaticamente.
Há pior: geralmente queria galão morno mas, por vir sistematicamente a escaldar, achei que não valia a pena especificá-lo.

De modo que a saborosa mistura de café e leite me chega num copo de vidro, sem que eu saiba se de máquina ou do outro e eternamente a ferver como o inferno. Vai ser sempre assim até que eu saiba insinuar um galão. Até lá, gosto mas acho que não vai dar.

8 comments:

Mia said...

Era tão mais simples se fosse só pedir "um café com leite, se faz favor".
Amei o texto!

Lunatic on the grass said...

É verdade. Ou mesmo só um café.
E o teu blog, miúda? Onde anda?

Mia said...

Já não anda! Mas ando eu. Ando com pena.. Apetece-me escrever outra vez, mas não tenho a certeza que seja um apetite regular, por isso ando (novamete) quieta!

Lunatic on the grass said...

pena.

Catz said...

Não bebo café - nem sucedâneos. Gosto mas faz mal. Bebi durante uns tempos - cega de gula. Hoje não dá, nunca mais vai dar porque nunca mais o vou querer. Intenso mas de fácil consumo - passo.

Gostei da analogia:)

Lunatic on the grass said...

Catz: devias beber café, diz que faz bem a uma série de coisas e eu acredito.

Nafr said...

belo post :)

Anonymous said...

o que eu estava procurando, obrigado