Sunday, February 11, 2007

Lisboa Tirith




Ser turista em Lisboa foi a primeira vez. Amarrei a burra no largo do Carmo, onde os turistas desesperam por cheirar cravos e uma guia baixinha de chapéu ensina alemães: «He was like Hitler but not as bad.» No elevador, bebi um euro e meio de café entre espanhóis. Desconfio que apareci, sem querer, em cinco fotografias à paisagem. Fiz parte da paisagem. Hoje devo estar, além de estar aqui, numa moldura em cima de um móvel que ao fundo tem o castelo de São Jorge e eu, em primeiro plano turvo, sem que os espanhóis que me levaram num sorriso digital saibam quem sou. Paguei o café a um brasileiro, percebi por um panfleto que o estabelecimento se chama Heaven of Lisbon, inglês. Virei-me e afastei-me ainda mais de casa, que afinal é tão perto. As ruínas do Convento do Carmo, macacos me mordam, vistas dali, perspectiva rara, são Minas Tirith. Lisboa Terra Média e eu a pensar que personagem seria se me escrevessem três volumes disto.

2 comments:

Mia said...

Estava a ver que nunca mais tinhas um blog! Gostei e vou voltar, claro!
Ah, como contributo para o teu sucesso, linkei-te no meu pulpfashion.

Isa Galhordas Alves said...

Escreves coisas tao bonitas. Tambem quero! Beijinho. Isa.